segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Pensadores, de pé! Ideia não tem mais acento!

Outra reforma ortográfica, para desespero daqueles que, assim como eu, estão terminando a escola. Teremos pouco tempo para nos acostumar com uma grande quantidade de mudanças que, eu me pergunto, serviram pra quê?

A desculpa daqueles que propuseram a reforma era a de que esta aproximaria o português utilizado nos países falantes desta língua, facilitando assim a comunicação e o entendimento entre eles, e objetivando uma futura unificação do português.

Mas vamos encarar os fatos. Os brasileiros em geral não se comunicam com tanta frequência (sem trema agora...) com os habitantes desses outros países, exceto aqueles poucos que tem parentes ou conhecidos no exterior. E mesmo com a reforma continuarão existindo diferenças nas grafias, dificultando assim a leitura dos mesmos. A falta de contato impossibilita que a língua evolua da mesma maneira em todos os países. Assim, se realmente houvesse o objetivo de unificar o português, seria necessário fazer reformas periódicas para “corrigir” os neologismos, abreviações e outras diferenças que inevitavelmente surgiriam ao longo do tempo.

Ainda há outra desvantagem: a necessidade de modificações frequentes deixa os usuários da língua com sérios problemas, já que o certo se torna errado e o errado se torna certo, precisando de um bom tempo até que as pessoas se acostumem com a nova realidade.

Apesar de tudo isso, sou a favor da ideia de unificação. Desde que unifique. Afinal, se todos falamos a mesma língua, deveríamos nos entender, mas meramente aproximar não resolve. Afinal, o português já é bastante aproximado do espanhol, do italiano, e nem por isso usuários dessas línguas entenderiam nem se fariam entender por um brasileiro, por exemplo, sem conhecer previamente a língua do interlocutor.

Assim, termino aqui deixando o registro da minha indignação com uma reforma fracassada. Peço desculpa a todos os que trabalharam para que ela acontecesse, mas sinto em dizer que não foi mais que uma grande perda de tempo, para todos. Uma boa reforma ortográfica deveria, no mínimo, buscar uma simplificação da língua, eliminando exceções e substituindo as velhas regras por novas de maior abrangência. E para o caso de uma proposta de unificação, seria melhor perder mais tempo em discussão para que, na data de lançamento oficial das mudanças, esta fosse definitiva.

AC – Indigoweisheit 03

Um comentário:

Fillip disse...

Pra unificar eles deveriam tbm transformar fila em bixa e paneleiro em viado.

Tem uma coisa interessante. La em Portugal "pica" significa agulha e "cú" é bunda. entao é completamente normal vc ir ao hospital levar uma "pica no cú". se agora nos estamos unificados, os médicos brasileiros deveriam fazer esse serviço aqui tbm. as filas e os paneleiros iriam adorar. [quero deixar bam claro que eu NÃO me incluo nessa lista]

Postar um comentário